segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pessoa encanada

- Então, você sempre foi uma pessoa "encanada", é isso? - concluiu a psiquiatra em consulta depois de ouvir a minha tentativa de explicar as "cismas" que sempre cirandaram minha vida ao longo dos anos. Eu via as pessoas fazendo as coisas do dia-a-dia, e às vezes me vinham pensamentos: "Mas será que é assim mesmo que se faz? Será que assim limpa mesmo? Mas será que assim é o certo?"; e depois destes "segundos bobinhos" dava de ombros praquilo, e fazia como todo mundo estava fazendo, fosse numa festa ao meu servir dos quitutes dispostos, fosse na limpeza e/ou manuseio de algum objeto... Com uma pontinha de ansiedade e insegurança, confesso. E assim seguia. Até que a vida foi me levando a ficar tão sensível, tão mais do que eu já era, que as "cisminhas" dos pensamentos corriqueiros começaram a segurar uma lupa, e pareciam trocar a lente com frequência, porque iam aumentando, e aumentando as "coisas" aos meus olhos, até levá-las a uma dimensão intimidadora.
Do distúrbio de ansiedade eu já sabia (sofria com ele desde pequena, desde a infância mesmo), mas agora, de lavar as mãos, e lavar, e lavar de novo, e de repente começar a sentir tanto incômodo por tocar as coisas, era novidade. Foi um susto. Mas quem é que está preparado para o T.o.c? Esta coisa sorrateira, que faz de uma formiga um formigueiro. Mas, a verdade é que as coisas "ainda são como são". Não houve nenhuma invasão alienígena, nenhum ataque de monstros mutantes, ou coisa parecida, que  tivesse alterado a vida, e como ela funciona. A formiguinha é só uma formiguinha, como foi criada para ser. Culpa é desta lupa que faz de tudo pra grudar e não deixar a gente ver as coisas da forma certa.
A vida ainda funciona do mesmo jeito. As poesias ainda são encantadoras. As paisagens ainda são inspiradoras. A culinária ainda tem toda a sua poesia também.
É... As coisas não estão tão "sujas" assim. Não estão nada "sujas".

Um comentário:

  1. Oi....
    puxa como compreendo você.
    é com calma, uma calma que a gente não conhece que vamos reaprendendo a viver, no meu caso, minuto a minuto.

    estou presente e torcendo muito para você.
    um abraço enorme

    ResponderExcluir